domingo, 30 de dezembro de 2012

Igreja e Torre dos Clérigos no Porto Portugal

Num velho papel do Cabido da Sé do Porto, em que se alude às grandes, infelizes, mas bem conhecidas obras que o mesmo Cabido mandou executar na Catedral portuense, nos primeiros anos da Sé-Vaga 1717-1741, pode ler-se:

"Para se fazerem logo com perfeição e acerto, todas as obras, e se evitar o perigo de se desmancharem e fazerem pela 2ª vez por falta de preverem os erros, vieram não só de Lisboa, mas de outros Reynos, arquitectos, e M. peritos nas artes q erão respectivas as obras. Veyo Niculau Nazoni arquitecto, e pintor Florentino exercitadoem Roma, donde foy chamado a Malta pª pintar o Pallacio do Grão M(estre)..."


Torre dos Clerigos no Porto com Historias
Torre dos Clérigos no Porto
Não foi caso único, no séc. XVIII, a vinda deste artista italiano para Portugal. Muito pelo contrário, como, aliás, é bem sabido.

Chegamos ao ano de 1754. Este é o ano mais memorável em toda a vida do artista; foi no dia 8 de fevereiro de 1754 que Nicolau Nasoni apresentou à Mesa da Irmandade dos Clérigos o audacioso e magistral projeto que o havia de imortalizar: o projeto da construção da imponente Torre dos Clérigos.

Veja também:

Sampaio Bruno

(http://porto-com-historias.blogspot.pt/2012/12/sampaio-bruno.html)

Sem comentários:

Publicar um comentário